domingo, 18 de abril de 2010

Clash of Titans


Lembro-me que Choque de Titãns foi o único filme que vi nos ecrãs de cinema, com efeitos especiais assinados por Ray Harryhausen. Foi talvez o último dos filmes a passar nos cinemas que utilizava a técnica do stop-motion de uma forma exaustiva e seria o encerrar de uma época com um filme fraquinho, talvez o mais fraquinho dos "Harryausens". 4 anos antes estreara Star-Wars e os efeitos-especiais começariam uma nova época, embora o stop-motion ainda fosse utilizado em alguns planos.
Estreou à dias Confronto de Titãs filme assumidamente adaptado do antreior. A história é mais ou menos a mesma, como o são quase todos os filmes inspirados nas mitologias gregas e afins. (Vi o filme com o meu filho que me sussurrou: "a história é a mesma do Hercules da Disney".) Teve a estreia adiada, pois os produtores após o sucesso de Avatar em 3D, resolveram converter o filme originalmente filmado em 2D para a nova tecnologia. Os técnicos originais não terão ficado muito satisfeitos com a mudança, especialmente por ter sido levada a cabo em dois meses sobre grande pressão. Os críticos também não embandeiraram em arco com o filme criticando as fragilidades do argumento. A indústria estava de olho no resultado de bilheteira pois este seria o caso a estudar com vista à futura conversão para 3D dos  clássicos.( A conversão de 2D para 3D está estimada em média em 10 milhões de dolares).Mas o filme estreou e bateu todos os recordes de bilheteira para filme estreado na Páscoa, batendo igualmente a "Alice" e o "Dragão" também em 3D.
Polémicas à parte é um filme de grande espectáculo e acção com efeitos especiais em grande. O 3D não será do melhor mas funciona perfeitamente. Vale nem que seja só pelos efeitos-especiais. E num cinema. Num ecrã grande.

The red Carpet at the World Premiere
Clash Of The Titans featurette 1 HD 
Clash Of The Titans featurette 2 HD 
CLASH OF THE TITANS 3-D concerns 
Clash remake is thin on story, big on SFX
Clash of the Titans: Epic Fail 
Review: Clash of the Titans (2010) 
Zeus is a rapist in new Clash of Titans. Sort of 

Sem comentários:

Enviar um comentário